Blog

0

Comments

Vira o disco e toca o mesmo

Vou acumulando, cá por Coimbra, vários rituais. Por vezes, são apenas eventos que se vão repetindo em dadas alturas do ano, alguns com uma periodicidade mensal e que, mesmo assim, tento não falhar. Um desses casos é a Feira de Velharias, na Praça do Comércio. Gosto mesmo muito de lá ir e confesso que sofro um bocadinho do mal típico das crianças de “ver com as mãos”. Pisco o olho ao senhor que me vendeu a Polaroid, conheço a maior parte das bancas de cor e salteado, sem nunca me cansar de as percorrer, meto conversa aqui e ali e dou por mim a sentir-me entre amigos.

Na maior parte das vezes trago apenas um livro. Uma pechincha de folhas amareladas, ligeiramente gastas e que faço questão de cheirar antes de guardar dentro da carteira. Deixo os olhos presos nalgumas relíquias, mas tenho noção de que não posso transformar a minha casa num antiquário (e a minha conta num deserto). Ainda assim, colo-me muitas vezes à banca dos vinis a “beber” aquele som único que vem dos gira-discos do Sr. Renato. Este último Sábado não foi exceção. Lá estava eu, a sorrir para o ar, com a cabeça já muito longe dali, no cestinho de verga verde-menta dos meus pais, carregadinho de discos, cujas capas sempre exerceram em mim um fascínio quase magnético.

“E se comprassemos um gira-discos?” Olhei para o rapaz um pouco incrédula. Uma coisa sou eu ter estes pequenos caprichos, outra é ele alimentá-los em vez de lhes pôr travão. Bem, não estamos a falar de um par de sapatos carérrimo, por isso talvez me tenha espantado mais do que a situação merecia. Perguntei o preço. Glup. Hesitámos. Diz-nos que tem uns mais baratos do outro lado da banca. Damos a volta e avistamo-lo. Pequenino, maneirinho, portátil. De madeira. Nada de plásticos cinzentos horríveis. Perfeito para a nossa sala.

Não sei bem o que chamar a isto, se é consumismo ou outra coisa qualquer, mas a verdade é que há determinados objetos que me fazem mesmo feliz e ganhar o dia. Bem-vindo à nossa casa! :)

Gira-Discos

There are no comments on this post yet